Pessoas, comportamento e experiência. Nessas três palavras foram baseadas as discussões do seminário “Desafios do Comércio”, promovido pelo Sebrae/PR, nesta quinta-feira (21). O evento, que reuniu mais de 60 empresários do comércio varejista de Foz do Iguaçu e região, oportunizou uma troca de experiências entre os participantes e, também, debateu as perspectivas para o futuro do setor.
“Nós chamamos este evento de Desafios do Comércio porque o objetivo é realmente discutir as dores e as conquistas do dia a dia dos empreendedores. Por isso, pensamos em trazer uma palestra que aborda o futuro do varejo, mas também, trouxemos um talk-show com empresários locais, que transformaram os seus negócios em cases de sucesso, justamente para mostrar que dentro da realidade local é possível inovar”, pontuou o gerente da regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein.
O consultor empresarial e palestrante Osmar Dalquano Junior apresentou aos participantes algumas das principais inovações no setor varejista, incluindo exemplos de lojas como a Amaro, uma marca nativa digital, que, recentemente, investiu em estrutura física para oferecer múltiplos canais de atendimento e oportunizar uma experiência diferenciada aos clientes.
“Enquanto empresária, percebi que a minha maior dificuldade era relacionada ao envolvimento da equipe com a empresa. Por isso, implantei um sistema de autonomia: minhas lojas não têm gerentes locais e 100% do meu staff tem cargos de liderança. É a forma que encontrei para que cada funcionário se sinta parte integrante da empresa e, assim, aumentamos o engajamento e o faturamento”, contou Arianne.
Faisal, por sua vez, falou da necessidade dos empresários se reinventarem. Dentista por formação, hoje é dono de franquias, consultor de negócios e proprietário de um coworking em Foz do Iguaçu. “Percebi a necessidade de mudar completamente o meu modo de gerir os negócios. E é esse o maior segredo para o sucesso: é preciso investir na contratação e capacitação de bons funcionários e estar disposto a se reinventar. A inovação tem sempre um risco, mas se o empresário não se arrisca, é impossível avançar. Aqui, não falamos apenas sobre tecnologia – é sobre gestão e, principalmente, sobre pessoas”, pontuou Faisal.
O empresário Laudelino Antonio Pacagnan destaca a atualidade dos temas abordados, garantindo que muitos dos aprendizados serão colocados em prática.
“O evento foi positivo e atualíssimo. A realidade do comércio varejista foi apresentada de maneira eficiente, tanto pelos dois empresários de Foz, que trouxeram as experiências locais, quanto pelo palestrante, que apresentou perspectivas e tendências para os nossos negócios. Saí de lá com mais conhecimento e já sei que vou aplicar muitos conteúdos na rotina da minha empresa. Acredito que, assim como eu, todos os outros participantes aproveitaram”, destaca.
Em Foz do Iguaçu, o seminário “Desafios do Comércio” reuniu mais de 60 empresários do comércio varejista, das mais diversas atividades. Para ter acesso aos Programas e capacitações realizadas pelo Sebrae/PR, basta entrar em contato pelo telefone (45) 3521-5300.
Assessoria