A cena é uma clara inversão de papéis: funcionários de hotéis embarcam em ônibus e vans de turismo a caminho de atrativos de Foz do Iguaçu. O objetivo do projeto “Meu Dia de Turista” é fazer com que camareiras, zeladores, recepcionistas, mensageiros, equipe do restaurante, do comercial, de reservas, da manutenção, enfim, trabalhadores da hotelaria visitem os pontos turísticos da cidade e, a partir dessa experiência, passem a desempenhar melhor o papel de anfitriões. Nascida em Foz, a auxiliar de cozinha Edivania Farias, de 22 anos, ainda não conhecia as Cataratas do Iguaçu. “Fiquei impressionada e sou muito grata à empresa pela oportunidade,” disse ela.
No dia marcado, grupos de funcionários da rede iguaçuense Viale embarcam no ônibus que realiza o City Tour pelos principais pontos de visitação de Foz. Vão o Templo Budista; passam por uma das maiores mesquitas muçulmanas da América Latina; desembarcam no Marco das Três Fronteiras, de onde é possível ver o Paraguai e a Argentina, além do encontro dos rios Paraná e Iguaçu, etc. No trajeto, ouvem informações históricas do município e conhecem curiosidades como o fato de ter sido Santos Dumont que intercedeu para as Cataratas se tornarem patrimônio público.
O almoço é no hotel, para os funcionários vivenciarem sensações que os hóspedes têm. “Preparamos pratos especiais nesse dia,” revela o chef Allan Serafin. À tarde, o grupo parte para as Cataratas do Iguaçu e para o Parque das Aves. O mensageiro Fernando Salgado, de 27 anos, se diz feliz pelo dia de turista e considera que há um incremento profissional: “O hóspede sempre pergunta sobre quais passeios fazer, se são bons… E agora temos uma experiência mais completa para auxiliar e atendê-lo com mais qualidade.”
“Meu Dia de Turista”: o projeto
O projeto surgiu como forma de presentear os funcionários aniversariantes do Viale Tower Hotel, um dos hotéis da rede. “Queríamos que vivessem uma experiência inesquecível com os colegas de trabalho e que isso contribuísse para a formação profissional,” relembra Sônia Rorato, diretora do hotel. Em contrapartida, a iniciativa foi unida à percepção de que os hóspedes, muitas vezes, buscam informações com quem está mais próximo. “Pedem informações para camareiras, mensageiros, recepcionistas,” afirma Fernando Higa, gerente do hotel, “e nada mais consistente do que informar a partir de uma experiência vivida,” complementa. No dia 2 de dezembro, funcionários aniversariantes do Viale Cataratas Hotel e Eventos, outro hotel da rede iguaçuense, também viverão essa experiência.
Para que a ação seja efetiva, os Hotéis Viale estabeleceram parcerias com empresas como o Parque das Aves, a Iguassu City Tour, e a Concessionária Cataratas S.A., responsável pela gestão da visitação turística do Parque Nacional do Iguaçu onde estão as Cataratas. Para o coordenador de marketing e comunicação da Cataratas S.A., Wemerson Augusto, a iniciativa é louvável por proporcionar que trabalhadores da hotelaria visitem o atrativo que tem reconhecimento mundial: “Ficamos muito contentes com a presença desses profissionais que atendem nossos visitantes nos hotéis,” ressaltou.
Assessoria