Reportagem: Ana Flavia Silva/Band News
A fronteira entre o Paraná e o Paraguai deve ganhar um sistema de rádio comunicação digital que facilita a troca de informações entre os órgãos de segurança pública. A intenção é fortalecer ações de combate ao tráfico de drogas na região. A tecnologia já é utilizada nas operações do Projeto Vigia, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nos estados do Acre, Amazonas e Mato Grosso do Sul. Agora, serão instalados sensores de rádio comunicação interoperáveis dentro de toda a faixa de fronteira do Paraná, onde equipes integradas atuam na Operação Hórus.
De acordo com o chefe da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Luiz Roberto Beggiora, a iniciativa deve integrar as equipes de segurança e fortalecer a troca de informações entre elas.
Serão instaladas seis torres que emitem o sinal dos equipamentos. Com isso, áreas restritas ou de mata, onde normalmente a comunicação fica prejudicada, devem ser beneficiadas. A implantação deve ser concluída no primeiro trimestre de 2020.
Ao todo, serão investidos R$ 13 milhões para a implantação do sistema. O dinheiro foi destinado pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD).