Ouça:
A temporada oficial de verão de acordo com o calendário do governo do Paraná, começa apenas no dia 20 de dezembro. Mesmo assim, muitas pessoas já procuram rios e lagos para amenizar o calor. Com o aumento da procura de banhistas, também aumentam os registros de afogamentos.
A tenente Ana Paula Hansen, do Corpo de Bombeiros informou que este ano a corporação já registro oito afogamentos na região de Foz do Iguaçu e dois em Medianeira. Desses, cinco óbitos.
De acordo com a tenente, as crianças são as maiores vítimas. “As ocorrências aumentam no verão e a maioria das vítimas são crianças. As pessoas não conhecem o local onde vão nadar ou fazem ingestão de bebida alcoolica (no caso de adultos)”, disse.
A tenente salienta que não existe uma regra para esse tipo de caso, que pode acontecer em grandes rios ou em locais rasos, como açudes. “A prevenção é ter um adulto responsável, com boias ou coletes salva-vidas e não entrar em locais que não sejam para banho. Não superestimar a capacidade de natação, sendo que em muitos casos a pessoas sabe andar”, explicou.