A Black Friday, promoção organizada pelo comércio paraguaio neste fim de semana, atingiu a meta estabelecida pelos comerciantes. De acordo com os organizadores, cerca de 300 mil pessoas fizeram compras entre a quinta-feira, 14, quando começou a promoção, e domingo, 17, da do encerramento.
A arrecadação final ainda não foi estabelecida, pois depende do balanço individual das 5 mil lojas que participaram da promoção. No entanto, a estimativa é de que tenha ultrapassado a marca de 300 milhões de dólares. Embora a expectativa fosse superar a marca de 380 milhões, número arrecadado em 2014, os organizadores consideraram a edição de 2019 de muito sucesso.
As promoções realizadas giraram em torno de 10% até 70%. Televisores de LED, por exemplo, estavam sendo vendidos a partir de US$ 69,90 e celulares Xiaomi por US$ 149. Outra promoção que chamou bastante a atenção foi a venda as cegas, onde caixas fechadas eram oferecidas por um certo valor, e depois de compradas, eram abertas com produtos de valores muito superiores aos que foram pagos.
A média de visitantes ficou entre 60 e 70 mil visitantes diários, cerca de 50% a mais do que foi registrado no resto do ano.
Black Friday impulsionou turismo em Foz do Iguaçu
A promoção no Paraguai impulsionou o turismo em Foz do Iguaçu. Os atrativos registraram visitação superior ao ano passado, além de ter batido a meta estabelecida para esse ano.
O Marco das Três Fronteiras atingiu cerca 8 mil visitantes durante os três dias, superando a meta de 6 mil visitantes.
Já o Parque Nacional do Iguaçu registrou 35 mil visitantes, ultrapassando a meta de 30 mil visitantes que eram esperado para o feriado. Na sexta-feira, 15, o fotógrafo Nilton Rolim registrou a passarela das Cataratas lotada de turista.
Os atrativos turísticos da Itaipu Binacional receberam 9.275 visitantes durante os três dias do feriado. Os dados se referem às visitações do lado brasileiro da usina, atendidas pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), e não contabilizam visitas institucionais ou da margem paraguaia.
A expectativa agora é para o fim do ano, quando tanto o Paraguai quanto Foz do Iguaçu, devem receber muitos turistas. Outra medida que deve impulsionar o turismo da tríplice fronteira é a cota já confirmada para 1° de janeiro de 2020 de 500 dólares para compras na fronteira. Atualmente a cota é de 300 dólares.
Fotos: Wilson Ferreíra (Última Hora)/Nilton Rolim (Cataratas do Iguaçu/Christian Rizzi (Maro das Três Fronteiras)