Comerciantes paraguaios consideraram o primeiro dia de Black Friday em Ciudad del Este um sucesso. De acordo com os organizadores, uma única loja registrou mais de 15 mil compradores na quinta-feira, 14. As lojas de eletroeletrônicos como celular, televisor, entre outros, foram as que mais registraram compradores. Algumas precisaram fechar as portas devido a grande quantidade de pessoas que compareceram para as compras.
O movimento não foi diferente nesta sexta-feira, 15. A Ponte da Amizade registrou uma grande movimentação durante todo o dia, com fluxo intenso de veículos e pedestres. As 16h dessa sexta-feira, o trânsito na Ponte era lento, principalmente para quem voltava de Ciudad del Este, com duas filas na pista. No sentido Foz/Paraguai, a fila era única, porém lenta.
Milhares de compradores brasileiros, paraguaios e argentinos estiveram em Ciudad del Este para aproveitar os descontos que em média ficaram entre 10% e 50%. No entanto, algumas lojas, como a Casa BO, ofereceram até 70% de desconto. Mais de 5 mil estabelecimentos se cadastraram na promoção.
As lojas ficam abertas até as 19h e os Shoppings devem permanecer com as portas abertas até as 11h da noite para receber os turistas e compradores.
A Black Friday segue até domingo, 17, e a expectativa dos organizadores é de arrecadar pelo menos 380 milhões de reais e que pelo menos 300 mil compradores passem pelo microcentro comercial de Ciudad del Este durante todo o período. Para os paraguaios, a promoção tem como objetivo reativar a economia de Ciudad del Este que teve um ano muito abaixo do esperado com o fechamento de várias lojas e centenas de pessoas desempregadas.
Informações e imagens: La Clave/Última Hora/CATVE