A central de requisição de serviços 156 Foz foi lançada na terça-feira (12) pelo Governo Municipal. O objetivo é facilitar o acesso da população à prestação dos serviços executados ou fiscalizados pelo Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans).
O aplicativo, que foi 100% desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, já está disponível para download gratuito no Google Play. Em breve também será disponibilizava uma versão para IOS. Quem preferir, ainda pode fazer as solicitações por telefone, basta discar 156. Neste caso o atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas. As ligações podem ser feitas a partir de telefones fixos ou móveis.
A nova central é a mais eficaz e rápida ferramenta para fazer solicitações relativas ao instituto de trânsito. “O aplicativo 156 é essencial para melhorar a comunicação e a interação entre o Foztrans e a comunidade. Essa nova ferramenta permite a realização de reclamações, sugestões e até mesmo elogios de forma imediata, o que, por si só, viabiliza maior eficiência na resposta ao cidadão, principalmente nos assuntos relacionados à fiscalização,” explica o Assessor Jurídico do Foztrans, Jean Mauro Mezomo de Souza.
Antes, as requisições precisavam ser feitas pessoalmente no protocolo da Prefeitura ou na sede do Foztrans. Além de proporcionar um canal de fácil acesso para a população com a gestão pública municipal, a centralização dos serviços e sugestões será uma importante ferramenta para mensurar a execução das atividades, conforme os apontamentos feitos pelos próprios moradores.
O projeto iniciado no Foztrans servirá como base para analisar a viabilidade da implantação do 156 Foz para os demais serviços da Prefeitura. A ideia tem como referência as centrais com o mesmo nome que já funcionam em municípios como Curitiba, Brasília e São Paulo. Para que a ferramenta funcione, a participação da população é essencial. “Queremos, principalmente, que a população nos ajude a melhorar a cidade”, afirma o responsável pela implantação da central, Pedro Rodrigues.
Categorias
Pelo aplicativo é possível anexar fotos ou arquivos relacionados ao pedido ou sugestão de melhoria. Foram criadas diferentes categorias para registrar as solicitações feitas via central. Na sessão ESTARFI é possível fazer pedidos sobre parquímetro, sinalização, informações e reclamações.
Já na aba trânsito as requisições incluem troca de placas, sinalização de lombadas, reforma ou substituição de ponto de ônibus, infrações de trânsito, veículos abandonados, faixa de pedestres, sinalização horizontal ou sinalização vertical.
Os usuários também podem registrar elogios, reclamações ou sugestões relativas ao transporte público prestado pelas empresas que compõem o Consórcio Sorriso.
Fonte: AMN