Integrantes de forças policiais do Brasil, Paraguai e Argentina iniciaram nesta terça-feira (5), na Unioeste Foz do Iguaçu o 1º Intercâmbio de Segurança Turística e Trânsito da Tríplice Fronteiras. O curso é ministrado pela Guarda Municipal, com apoio do Foztrans, Secretaria Municipal de Turismo, Polícia Rodoviária Federal Polícia Militar, além de professores da Unioeste e Unila. As atividades práticas e teóricas serão encerradas no dia 3 de dezembro, totalizando 70 horas de aulas.
A primeira turma do intercâmbio conta com a participação de 45 policias. Para o próximo ano já estão programadas outras três turmas, com o mesmo efetivo. Ao todo o programa qualificará 180 agentes de segurança dos três países. Os encontros incluem a troca de informações sobre a legislação de trânsito no Brasil, Paraguai e Argentina. “Assim ficaremos capacitados para orientar os turistas sobre as diferentes regras e condutas que temos nos municípios da nossa fronteira”, explica o Secretário Municipal de Segurança Pública, Reginaldo José da Silva.
Os participantes do programa de qualificação também terão a oportunidade de conhecer e entender o funcionamento dos principais atrativos turísticos do Destino Iguaçu. As aulas incluem ainda informações sobre o impacto do turismo na economia local, ética e cidadania, antropologia, idiomas (inglês e espanhol), operação e fiscalização. “Nosso objetivo é a integração para melhorar o atendimento ao turista. É importante lembrar que o turista que recebemos aqui no lado brasileiro atravessa a fronteira e é atendimento nos países vizinhos”, acrescenta o secretário.
A qualificação terá um evento oficial de lançamento na próxima terça-feira (12) no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional em Hernandárias no Paraguai. A solenidade terá início a partir das 10 horas.
Integração internacional
O Secretário Municipal de Segurança Pública conta que o intercâmbio teve início após as polícias de Ciudad del Este e Hernandárias, ambas cidades do Paraguai, solicitarem apoio para a capacitação de novos agentes. “Logo as equipes de Puerto Franco, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina também demonstraram interesse na participação”, acrescenta. A ideia é trocar informações e aprender com as boas práticas que já são adotadas em Foz do Iguaçu para o atendimento dos turistas. O município já conta com um grupamento especial para o atendimento ao turista, por exemplo.
Atualmente a principal ligação entre o Brasil e o Paraguai é a Ponte da Amizade, que liga o município de Ciudad del Este a Foz do Iguaçu. Este ano também teve início a construção da Ponte da Integração, que ligará a cidade brasileira a Puerto Franco (PY). Já a ligação com a Argentina é Ponte da Fraternidade, que leva até o município de Puerto Iguazú.
(AI Prefeitura de Foz do Iguaçu)