Países do Mercosul poderão autorizar que viaturas policiais cruzem fronteiras durante perseguição. O tema está sendo debatido em Foz do Iguaçu na 50ª Reunião de Ministros da Justiça do Mercosul e Estados Associados e da 44ª Reunião de Ministros do Interior e da Segurança do Mercosul e Estados Associados.
A reunião iniciou nesta segunda-feira, 04, e segue até a próxima quarta-feira, 06. A medida é debatida entre 12 grupos técnicos dos países membros do bloco, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que reúnem cerca de 140 pessoas. Além da possibilidade de permitir o trânsito de viaturas na fronteira, os grupos discutem outras ações para melhorar o combate ao crime, principalmente em regiões de fronteira.
“Nos próximos três dias os grupos se reúnem, discutem esses temas, entre outros, tem questões migratórias, tem questões de penitenciárias, e em seguida eles passam para aprovação dos ministros que se reúnem no dia 7” informou Georgia Diogo, Assessora Internacional do Ministério da Justiça do Brasil.
Ainda não foi informado quais forças policiais poderiam cruzar a fronteira, caso a medida seja autorizada. Informações se serão autorizados apenas policiais no âmbito federal ou se policiais militares e civis poderiam também atravessar a fronteira não foram repassadas. Essas definições, se aprovadas, deverão ser informadas pelo Ministro Sergio Moro que estará em Foz do Iguaçu na próxima quarta e quinta-feira.