O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, agradeceram a colaboração e o apoio da Itaipu Binacional no desenvolvimento regional e do Estado como um todo, durante a abertura do evento Governo 5.0, na manhã desta quinta-feira (31), em Foz do Iguaçu (PR). O diretor-geral brasileiro da usina, general Joaquim Silva e Luna, foi lembrado como o responsável pela forma como a binacional vem investindo em obras estruturantes.
“Antes, os investimentos da Itaipu eram feitos de forma pontual. Agora, são feitos conforme a estratégia de desenvolvimento do Estado, por isso que conseguimos a nova ponte [da Integração Brasil-Paraguai], a [ampliação da] pista do aeroporto e tantas outras obras”, disse Ratinho Júnior em seu discurso. “O que a Itaipu faz já seria o suficiente, mas, além disso, também temos recebido muito apoio do governo federal”, completou, num agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro.
Chico Brasileiro complementou: “Silva e Luna é o homem que vem revolucionando a gestão da Itaipu Binacional. Está economizando para que possamos investir em infraestrutura para modernizar nossa região e dar um salto qualitativo na nossa economia”.
O general Silva e Luna reforçou o interesse da Itaipu em apoiar projetos que tragam benefícios à região e ao Paraná. “Estamos aqui nesse evento para ver como o governo está direcionando esforços e se organizando para enfrentar os desafios do futuro. Queremos associar nosso trabalho a essa iniciativa, oferecendo soluções e trabalhando em parceria”, disse.
Um exemplo é o trabalho do Parque Tecnológico Itaipu, celeiro de inovação. Segundo o diretor superintendente do PTI, general Eduardo Castanheira Garrido Alves, “o PTI é a ponte de desenvolvimento de tecnologias da Itaipu. É uma grande oportunidade poder trabalhar integrado com a Itaipu Binacional. Nessa parceria, podemos oferecer melhores soluções e tecnologias à nossa mantenedora e à região”.
Tecnologia e humanização
Usar a tecnologia em prol da governança pública, garantindo à população serviços mais transparentes, mais rápidos, mais baratos e mais justos: esse é o objetivo do encontro Governo 5.0, que acontece nesta quinta (31) e sexta-feira (1º) em Foz do Iguaçu.
O encontro reúne mais de 5 mil pessoas, entre prefeitos, secretários estaduais, representantes de empresas públicas e de outros poderes para discutir mudanças na administração pública e para reforçar as práticas inovadoras nos serviços públicos. Tudo isso, de forma conjunta, com a participação de todos os municípios, para que o Estado seja mais eficiente na entrega de resultados à população.
Segundo Ratinho Júnior, o Governo 5.0 “é parte de um processo de construção de um novo modelo de gestão. Queremos fazer desse evento uma plataforma de parceria com os municípios para aprender e escutar, para que a vida das pessoas seja impactada da prefeitura até o Governo”, destacou.
“Queremos novas ideias, olhar o que o mundo vem fazendo, o que os países estão fazendo para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Dessa maneira vamos avançar ainda mais em educação, regionalizar a saúde de forma permanente e fomentar a política de modernização do Estado”, acrescentou o governador.
A Itaipu é patrocinadora do evento Governo 5.0, ao lado de Sanepar, Copel, Compagas, Portos do Paraná, Fomento Paraná, Celepar e Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE). A organização é da Associação dos Municípios do Paraná, Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e Governo do Estado do Paraná.
Estande
Ao entrar no centro de exposições do evento Governo 5.0, o visitante logo vê o estande da Itaipu Binacional, renovado, com a imagem da nova campanha: “Novos tempos. Muito mais energia”. O espaço é dividido com o Parque Tecnológico Itaipu.
Os óculos 3D, com os quais é possível fazer uma visita virtual à usina e a outros atrativos de Foz do Iguaçu, é o principal chamariz. O vereador de Campo Mourão José Elias Menegusso ficou impressionado. “Nunca estive nas Cataratas, mas agora, depois de ver isso, já sei que tenho que ir. E levar a família”, garantiu.
Em frente ao estande, um twizzy da Itaipu e PTI está em exposição no estande de inovação do governo do Paraná. O PTI é referência no desenvolvimento de um software de compartilhamento do veículo.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,6 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.
Assessoria (Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)