“Estou emocionada. Esse resultado é um grande orgulho para a saúde bucal, é a prova da superação do município depois do grave período que vivemos”. Foi em tom emocionado que a servidora e dentista Soraia Mayane Souza Mota descreveu a sensação ao receber o Prêmio de Saúde Bucal do Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR), na noite de ontem (17), em Curitiba.
A solenidade de premiação aconteceu durante um dos painéis do Congresso Internacional de Odontologia do Paraná – CIOPAR – que reúne até hoje (18) centenas de representações nacionais e internacionais do setor para integração de conhecimento e debate sobre desafios e os avanços do setor.
Soraia é coordenadora do Programa de Saúde Bucal e foi até a capital do estado para representar a equipe e receber o certificado e o reconhecimento pela conquista do terceiro lugar na premiação que escolhe as cidades com os melhores indicadores e investimentos em políticas públicas na área.
Prêmio
O prêmio existe há 14 anos e integra a etapa estadual do Prêmio de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia. O município concorreu na categoria de cidades entre 101 a 500 mil habitantes e conquistou o terceiro lugar no estado, com uma diferença mínima de pontos entre Maringá e Cascavel, primeiros colocados da premiação.
A comissão especial do prêmio avalia dez critérios para classificar os municípios. São eles: financiamento em saúde pública; controle social; política municipal de saúde bucal; assistência odontológica básica e especializada; promoção de saúde bucal; vigilância em saúde bucal; quadro de pessoa, remuneração e educação permanente.
Avanço
A expectativa é alçar vôos ainda mais altos para a próxima edição. Isso porque o município reforçou a equipe de servidores de odontologia nas unidades básicas de saúde, o que vai aumentar a cobertura dos serviços para a população. Mais de vinte profissionais concursados – entre dentistas e auxiliares – foram contratados pelo município e já estão atuando na rede. Um aumento de quase 40% no quadro de servidores que atuarão na saúde bucal.
“Com esse reforço e investimento nos programas, o próximo ano teremos reflexos ainda melhores nessas políticas públicas que são fundamentais para a população”, acrescentou Soraia.
PMFI