A campanha de vacinação no último sábado (19) em Foz do Iguaçu, aplicou 1523 doses de diferentes vacinas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. O “Dia D” mobilizou toda a equipe de imunização das unidades básicas de saúde que ficaram abertas das 8h às 17h.
O alvo da mobilização eram crianças de seis meses até quatro anos, que ainda não eram vacinadas contra o sarampo ou que precisavam da segunda dose. Ao todo, 367 doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) foram aplicadas. Porém, apenas 101 no público alvo.
Veja a tabela de vacinação:
esta segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo em todo o país segue até o dia 30 de novembro, com foco em pessoas de 20 a 29 anos.
O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 39 milhões de pessoas ao longo da campanha, cerca de 20% dos brasileiros. Foram disponibilizadas neste ano 60,2 milhões de doses da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Para o próximo ano, o ministério anunciou a aquisição de mais 65,2 milhões de doses. O público-alvo será ampliado, abrangendo também as faixas de 50 a 59 anos.
Casos
Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre Sarampo, de janeiro até outubro deste ano já haviam sido confirmados 6.640 casos e seis mortes. No período de 7 de julho a 29 de setembro, foram registrados 5.404 casos confirmados, enquanto 22.564 ainda estão em investigação. Outras 7.554 suspeitas foram descartadas. O período concentrou 81% dos casos confirmados neste ano. No Paraná foram registrados 39 casos da doença, em 10 cidades.
Dados: EBC