A Polícia Rodoviária Federal realizou ontem, quarta-feira, 16, a 14° edição da Operação Cruze Seguro nas aduanas Brasil-Argentina e Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu. Essa ação tem como objetivo fiscalizar veículos de carga que estão saindo ou entrando no Brasil, sobretudo carretas e caminhões, analisando, inclusive, sistemas de freios e direção (aspectos mecânicos).
Foram fiscalizados 75 caminhões e, consequentemente 75 motoristas. 47 autuações diversas foram realizadas e 10 veículos foram apreendidos por estarem irregulares. A Operação é desenvolvida pela Polícia Rodoviária Federal com o apoio do Foztrans e da Polícia Militar.
A Operação começou a ser realizada após vários caminhões que fazem o transporte de mercadorias, principalmente da Argentina até Foz do Iguaçu ou municípios da região oeste, apresentarem problemas mecânicos, inclusive com acidente grave no fim do ano passado, após o veículo perder os freios na descida do Boyci.
Esse veículos realizam o que é chamado de Cruze e normalmente são utilizados caminhões antigos, e muitas vezes sem a manutenção necessária.
Resultados da Operação Cruze Seguro:
Veículos fiscalizados: 75
Pessoas fiscalizadas: 75
Autuações diversas: 47
Veículos recolhidos: 10