Foi com casa lotada, no Restaurante Empório com Arte, que o escritor, o coronel Ricardo Bezerra, recebeu militares e civis para o lançamento de seu livro “Missão Haiti – 7 Lições de Liderança”, na noite dessa terça-feira (15).
Na obra, o autor – que comandou 850 militares do 23º Batalhão Brasileiro de Força de Paz (Brabat) da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (Minustah) –, conta um pouco da sua experiência. Atualmente, ele é assessor do diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.
Entre convidados ilustres, um encontro inusitado. O haitiano Robertson Mezembe foi prestigiar a noite de autógrafos do autor que conta de forma inédita o trabalho de paz do Brasil no país caribenho. “Foi uma emoção imensa saber que alguém fala sobre a minha terra. Estou muito feliz em participar dessa festa”, disse o haitiano. Robertson está no Brasil há quatro anos, dois deles em Foz. Casado com uma baiana, ele trabalha como vendedor ambulante.
No lançamento, também estiveram presentes vários colegas e amigos de Itaipu. Toda a Diretoria esteve representada. Silva e Luna foi um dos que fez questão de prestigiar seu chefe de gabinete.
Foz, onde o coronel vive atualmente, é a terceira cidade escolhida por Ricardo para lançar o livro. A próxima parada é João Pessoa, onde moram os pais do autor. A obra já foi anteriormente lançada em Brasília (DF) e em Sapucaia do Sul (RS). Em ambos os lugares, o evento teve casa cheia.
Coragem, bom senso e amor ao próximo
“Missão Haiti – 7 Lições de Liderança” mostra em 256 páginas, de forma inédita, como foi o trabalho de paz das Forças Armadas brasileiras no país caribenho. O livro aborda o sofrimento do povo haitiano, a ação dos brasileiros e as decisões que um comandante precisa tomar para manter a tropa unida e focada.
O relato vai desde a preparação inicial para assumir o comando da tropa de paz, antes de embarcar, até a conquista dos resultados positivos. As sete lições embutem dezenas de outros ensinamentos, com algumas histórias das tropas brasileiras num ambiente em que coragem, bom senso e amor ao próximo eram essenciais.
O livro é repleto de personagens fascinantes que viveram a experiência de servir num país praticamente destroçado, onde ainda falta tudo por fazer.
Ele também apresenta os segredos do sucesso da missão, pautados em exercícios de autocontrole, de autogestão, além de aprendizados em diversos ambientes e situações hostis.
Arte de liderar
A partir de sua experiência, coronel Ricardo detalha as lições de forma fácil de compreender. A cada lição, o livro traz exemplos práticos da experiência de sete meses no Haiti. Uma é básica: o líder não nasce pronto. A liderança é resultado de aprendizagem, de preparo, de autocrítica. Ele também nos ensina que liderar está longe de ser tarefa fácil.
“Muitas vezes, é preciso ir contra o que quer a maioria. Às vezes, dá certo; outras, não. Mas, eis outra lição: um líder também erra. Reconhecer o erro e consertá-lo da forma certa também são segredos da boa liderança”, revela Ricardo.
Segundo o autor, lançar o livro na cidade onde vive e trabalha agora é um grande privilégio. “Há pouco mais de sete meses na cidade, já me sinto um iguaçuense. Fui muito bem acolhido aqui e estou realmente em casa em Foz, onde fiz inúmeros amigos e pretendo ficar por muito tempo.”
O livro pode ser encontrado nas principais livrarias físicas e nos grandes sites de venda da internet, como Amazon, Submarino, Americanas, Livraria Travessa, entre outros.