A Prefeitura de Foz do Iguaçu pode deixar de utilizar frota própria de veículos leves e migrar para serviços de transporte privado por aplicativo. A informação foi confirmada pelo prefeito Chico Brasileiro em entrevista à Rádio Cultura nesta terça-feira, 15, durante o programa Contraponto – A Voz do Povo.
De acordo com Chico, o objetivo é reduzir gastos públicos. Para isso um estudo está sendo realizado para definir se o novo sistema é vantajoso para o município ou não. “Nós estamos avaliando o quanto nós gastamos de combustível, mecânica, motoristas, seguro dos veículos, eu pedi que seja feito um levantamento, porém eu acho que vai ser muito mais barato se utilizarmos o transporte por aplicativo” explicou o prefeito.
Outra vantagem destacada pelo prefeito seria o controle dos locais onde o veículo está indo. “E outra, tem controle, à medida que eu pego por um aplicativo, eu sei onde o fiscal saiu e aonde ele chegou e sei quem usou para ir fiscalizar uma obra, e vejo a hora que ele saiu e a hora que ele chegou” argumentou.
O prefeito disse que a frota do município pode ser leiloada. “É melhor leiloar do que ficar gastando com combustível, motorista, mecânica, seguro, então estamos montando tudo isso e mostrar para a sociedade e com certeza dará uma economia para o município” disse o prefeito.
No Brasil várias prefeituras já substituíram a frota por aplicativos de transporte, entre elas a prefeitura de São Paulo, e no Paraná, o governo do estado também substituiu a frota oficial de alguns serviços pelo aplicativo.