O mês de outubro chega cheio de celebrações lúdicas e com ele vem uma das datas preferidas dos pequenos: o Dia das Crianças, comemorado neste sábado, 12. Para comemorar a data, o Parque das Aves terá a programação especial “Aventura na Mata Atlântica”, que envolve oito missões escondidas pela trilha do Parque.
Segundo Camila Martins, Coordenadora do Departamento de Educação Ambiental do Parque das Aves, a equipe de Educação Ambiental decidiu esse ano utilizar tecnologias para promover as atividades, visto que elas já fazem parte do cotidiano das crianças. A ideia é que os participantes encontrem as dicas, cumpram os desafios e se divirtam com toda a família.
“As missões estarão presentes em QRCodes, que nada mais são que códigos de barras bidimensionais, uma forma lúdica de relacionar conhecimento, aventura e tecnologia. Basta utilizar o celular para ‘abrir’ cada missão e se divertir em família”, diz.
Camila explica que a “Aventura na Mata Atlântica” é uma atividade na qual os participantes terão que encontrar missões espalhadas pela trilha do Parque das Aves. Essas missões possuem curiosidades e permitem que o visitante interaja, de maneira divertida, com os elementos da floresta.
Ao final da trilha, os visitantes poderão desfrutar de pipoca e algodão doce, experimentando a doçura do Dia da Criança.
Semana da Criança
O Dia das Crianças é celebrado no dia 12, mas no Parque das Aves as atividades acontecerão durante toda a Semana da Criança. Nesse período, o Parque receberá instituições que desempenham um trabalho social de apoio à criança. “Cerca de 300 crianças devem nos visitar nesta semana, além de inúmeras escolas que já solicitaram o agendamento desde o início do ano”, diz.
Essa é uma das semanas mais agitadas no Departamento de Educação Ambiental, quando a equipe tem a oportunidade de conectar crianças e famílias com a conservação da Mata Atlântica por meio de atividades que envolvem encantamento, conhecimento e engajamento.
Camila Martins diz que a redução de áreas verdes nas cidades, além da insegurança, são os principais fatores que impedem as crianças de brincarem em ambientes abertos. Em meio a tudo isso, muitos pais se esquecem dos vários benefícios que o contato com a natureza traz para a saúde e o desenvolvimento das crianças.
“A programação pretende fazer essa conexão e sensibilizar o público infantil para a valorização dos patrimônios naturais da Mata Atlântica por meio da interação com a natureza”, avalia.
Assessoria