Foi preso no Paraguai nesta quarta-feira, 09, Lindomar Ortega, 42 anos, conhecido como Carniceiro. Ortega é um dos seis fugitivos da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II, (PEF II), do dia 16 de setembro. Ele foi preso em uma ação conjunta da Polícia Civil de Foz do Iguaçu Polícia Nacional e Ministério Público do Paraguai.
Segundo informações da Polícia Civil, o fugitivo foi encontrado no bairro São Miguel, na cidade de Presidente Franco, fronteira com Foz do Iguaçu. O homem estava usando um nome falso, se identificando como Alexandre Rodrigues Cardoso, quando foi localizado pela polícia paraguaia. Após checar as informações com a Polícia Federal, constatou-se o nome verdadeiro e o mandado de buscas.
A fuga da PEF II aconteceu durante a madrugada do dia 16 de setembro em Foz do Iguaçu, após os presos cortarem o sistema de ventilação utilizando um equipamento conhecido como Fio de Ouro, especial para corte de concreto usinado. Em seguida, pularam a primeira cerca e, usando uma corda e um gancho improvisado com peças da cama, escalaram a segunda cerca chegando à rua.
Lindomar Ortega é o segundo, entre os seis, a ser preso. O primeiro foi preso pela Polícia Militar no mesmo dia da fuga. Bernardo Ramon Oliveira Benitez, 40 anos de idade, foi reconhecido por um agente penitenciário enquanto caminhava em um bairro nas imediações do presídio de onde havia fugido. Ele foi detido pelo agente com a ajuda de um policial militar a paisana até a chegada da viatura da Polícia Militar.
Ainda permanecem foragidos Valdecir Oliveira da Motta, 24 anos, Jonas Wagner de Macedo, 30 anos, Heliton Borges Machado, 41 anos e Vanderlei Carlos Xavier de Quadros, 43 anos.