A causa do acidente fatal que ceifou a vida de Francisco Legal Gamarra, de 10 anos, ocorrido no último domingo (06), na avenida Paraná, será investigado pela Polícia Civil. A abertura do inquérito foi anunciada na manhã de hoje (07) durante entrevista coletiva concedida pela delegada Araci Carmen Costa Vargas.
“Preliminarmente, temos informações de que se trata de uma fatalidade. Um acidente cujo envolvido não teve como evitar. Ou seja, a criança entrou embaixo do ônibus, o motorista sequer percebeu. Não existia excesso de velocidade, não estava em local inadequado, enfim. Mas, para fins de formalidades legais, trata-se de uma vida, foi instaurado um inquérito policial”, iniciou a delegada.
As investigações deverão apresentar maiores informações sobre as circunstâncias da fatalidade. “Oitivas de testemunhas, provas periciais, iremos esgotar todas as possibilidades para avaliar o que de fato ocorreu”, completou Araci.
Questionada sobre as condições de sinalização da via, a delegada pontuou que isto também será apurado. “Com certeza. Todas estas circunstâncias fazem parte da investigação. Se existia o sinal de parada, se o ônibus estava no momento de parada”.
De acordo com a delegada responsável pelo inquérito, o motorista envolvido no acidente já foi ouvido e liberado. Além dele, outra testemunha também prestou depoimento. “O motorista não falou muita coisa. Descreve o acidente de forma sumária. A testemunha a mesma coisa. É preciso uma testemunha que aprofunde mais, que tenha visto por um outro ângulo”.
A Polícia Civil pretende apurar se o condutor do veículo teve culpa na morte da criança. A vítima andava de bicicleta na pista de caminhada, quando ao atravessar para o outro lado da via foi atingida por um ônibus do transporte coletivo da linha Foz/Santa Terezinha de Itaipu, que vinha no sentido centro/bairro.
Por meio de nota encaminhada à imprensa, a Prefeitura se manifestou sobre o caso. Confira na íntegra:
O Governo do Município de Foz do Iguaçu está profundamente consternado com a fatalidade ocorrida neste domingo (06) na Avenida Paraná, que levou a óbito o menino Francisco Legal Gamarra.
Todas as providências com relação ao fechamento daquele espaço para as atividades de lazer foram tomadas, com a divisão da pista por cones, sinalização e bloqueio nos extremos e a presença de viaturas do Foztrans e da Guarda Municipal, controlando o fluxo e a velocidade dos veículos no trecho de interdição parcial.
A Prefeitura de Foz se solidariza com a família e deseja força neste momento de tristeza e dor.