No dia 15 de outubro, terça-feira da semana que vem, haverá o lançamento do livro “Missão Haiti – 7 Lições de Liderança”, seguido de noite de autógrafos com o autor, o coronel Ricardo Bezerra. Será às 19h, no Restaurante Empório com Arte, um dos lugares mais charmosos de Foz do Iguaçu, localizado na Avenida das Cataratas, 569.
Ricardo Bezerra é atualmente assessor do diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. Foz do Iguaçu, onde mora e trabalha há sete meses, é a terceira cidade onde Ricardo lança seu livro. A obra já foi lançada em Brasília (DF), com casa lotada, e Sapucaia do Sul (RS), no Batalhão de Infantaria Motorizado.
Em 256 páginas, “Missão Haiti – 7 Lições de Liderança” mostra, de forma inédita, como foi o trabalho de paz das Forças Armadas brasileiras no país caribenho. O livro aborda o sofrimento do povo haitiano, a ação dos brasileiros e as decisões que um comandante precisa tomar para manter a tropa unida e focada.
O relato vai desde a preparação inicial para assumir o comando da tropa de paz, antes de embarcar, até a conquista dos resultados positivos. As sete lições embutem dezenas de outros ensinamentos, com pitadas de histórias das tropas brasileiras num ambiente em que coragem, bom senso e amor ao próximo eram essenciais.
O livro é recheado de personagens fascinantes que viveram a experiência de servir num país praticamente destroçado, onde ainda falta tudo por fazer.
Arte de liderar
A partir de sua experiência, coronel Ricardo detalha as lições de forma fácil de compreender. A cada lição, o livro traz exemplos práticos da experiência de sete meses no Haiti. Uma é básica: o líder não nasce pronto: é resultado de aprendizagem, de preparo, de autocrítica. Ele também nos ensina que liderar está longe de ser tarefa fácil.
“Muitas vezes, é preciso ir contra o que quer a maioria. Às vezes, dá certo; outras, não. Mas, eis outra lição: um líder também erra. Reconhecer o erro e consertá-lo da forma certa também são segredos da boa liderança”, revela Ricardo.
Segundo o autor, lançar o livro na cidade onde atualmente mora e trabalha é um grande privilégio. “Há pouco mais de sete meses na cidade, já me sinto um iguaçuense. Fui muito bem acolhido aqui e estou realmente em casa em Foz, onde fiz inúmeros amigos e pretendo ficar por muito tempo.”
O convite está feito. Para quem não puder ir, o livro pode ser encontrado nas principais livrarias físicas e nos melhores sites de venda da internet.
Assessoria