Cerca de 160 pessoas de 25 cidades do Oeste do Paraná participaram, na noite dessa quarta-feira (2), de uma capacitação para orientar instituições de ensino sobre o processo de seleção pública de patrocínio
recém-aberto pela empresa. O evento aconteceu no auditório do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu.
O assistente do diretor-geral, coronel José Ricardo Áureo, abriu o evento falando sobre as diretrizes da gestão do general Silva e Luna, que tem como meta, além da austeridade, fazer uso dos recursos públicos com
zelo e transparência. “A Itaipu inovou ao abrir esse edital na área de educação e se sente honrada em contribuir de alguma forma com aqueles que são os semeadores do futuro do País”, disse Áureo.
O objetivo do evento foi explicar em detalhes, às entidades interessadas, todo o processo de pedido de patrocínio. Integrantes da equipe da Divisão de Gestão da Comunicação Social (CSGC.GB) se colocaram à
disposição para esclarecer todas as dúvidas.
“Tivemos a participação de pessoas de várias cidades, como Cascavel, Santa Helena e até Três Barras do Paraná, que fica a 230 km de distância”, relatou a gerente da CSGC.GB, Teresa Raquel Angheben. “E todos estavam
muito empolgados e interessados, prestaram muita atenção em todas as orientações.”
Foram abordados detalhes como ações sem enquadramento no edital, a importância de preencher todos os campos do cadastro e da proposta no momento da inscrição, do respeito às contrapartidas e do processo de seleção. Também já foram explicados pontos fundamentais para as ações que forem selecionadas, como repasse dos recursos, utilização e prestação de contas.
O edital
A Itaipu Binacional oferecerá R$ 1,4 milhão para patrocinar ações socioambientais, educativas, esportivas, culturais ou tecnológicas – cerca de 20% do total destinado aos patrocínios. Para a escolha direta, o valor
global previsto é de R$ 5 milhões. O valor máximo por ação na modalidade seleção pública será de R$ 100 mil.
A seleção pública inédita é uma iniciativa da gestão do general Joaquim Silva e Luna, que redirecionou o uso de recursos de ações, atividades e obras sem legado à população para patrocínios, contratos e convênios com aderência à missão da empresa. O patrocínio atende basicamente ações e iniciativas dentro dos 55 municípios da área de abrangência da Itaipu.
Calendário
O prazo para as inscrições das instituições vai até 8 de novembro, às 17h (horário de Brasília). O resultado final será divulgado até o dia 17 de fevereiro de 2020. A celebração do termo de patrocínio seguirá o cronograma de execução dos projetos selecionados.
As ações deverão ser iniciadas de 1º de março a 31 de dezembro de 2020. As prestações de contas deverão ser feitas até 90 dias depois da conclusão da ação.
Público-alvo
A seleção pública atenderá centros municipais de educação infantil e colégios e escolas públicas da educação básica (ensino infantil, fundamental e/ou médio) das redes estaduais e municipais. Também poderão ser contemplados colégios e escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos (registradas no Conselho Nacional de Assistência Social como beneficentes de assistência
social).