O prefeito de Cidade do Leste (PY), Miguel Prieto e o diretor Nacional de Defesa, Saúde e Bem-estar Animal do Paraguai, Juan Manuel Enciso e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) se reuniram nesta semana para anunciar a criação da Diretoria Municipal de Bem-Estar Animal.
De acordo com Prieto, a nova diretoria deverá entrar em funcionamento no próximo ano com o propósito de formular políticas de proteção e controle da população animal. Participaram as ONGs “Entre Perros y Gatos”; “Héroes Anónimos” e “Rescate CDE”.
A secretária municipal de Juventude, Nilda Fernández, esclareceu que o objetivo da criação da diretoria é dar qualidade de vida aos animais de rua e como primeira medida será colocado em funcionamento um castra-móvel, que irá trabalhar em conjunto com as organizações não governamentais.
“Com o castra-móvel vamos percorrer os bairros, incentivando a saúde, levando vacinas antirrábicas, orientação nas escolas e com o tempo abrir um hospital municipal veterinário”, disse Nilda.
O diretor Nacional de Bem-Estar Animal informou que a diretoria foi criada há três meses e que veio a Cidade do Leste convidado pelas ONGs locais para conversar com o prefeito e propor um convênio de cooperação.
“O prefeito nos informou sobre a criação da Diretoria de Proteção Animal, dentro da instituição e que irão iniciar os trabalhos com a aquisição do castra-móvel, controlando a superpopulação de mascotes”, disse Enciso.