A ministra de Segurança da Nação da Argentina, Patricia Bullrich, informou detalhes sobre a incorporação do Sistema de Vigilância Integrada de Fronteiras (SITEVIF), que atuará no combate dos crimes na fronteira norte do país. O sistema será instalado nas cidades de Puerto Iguazú, La Quiaca, Salvador Mazza e Aguas Blancas.
Puerto Iguazú será a primeira cidade de fronteira da Argentina a contar com a tecnologia considerada de última geração em relação a vigilância e processamento de informação, programado para entrar em funcionamento já no próximo mês de novembro.
“Hoje estamos levando alta tecnologia as fronteira. Vamos ser o primeiro país da América Latina com um sistema integrado de inteligência de fronteiras, com centros em quatro cidades”, disse Bullrich.
O secretário de coordenação do Ministério da Segurança, Alberto Föhrig, explicou que esses centros de comando e controle móveis, contarão com radares e câmeras que podem decolar em qualquer área de fronteira. “Temos drones que servirão para patrulhar as regiões mais despovoadas e difíceis para circular”, disse.
90% do novo sistema será dirigido pelas forças de segurança e 10% através de radares, monitorados pela Força Aérea. Os centros também contarão com efetivos da Polícia Federal Argentina da Polícia de Segurança Aeroportuária.
Fonte: La Voz de Cataratas