Uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Defesa proporcionou capacitação para policiais federais, civis e militares que atuam nas fronteiras do país. A iniciativa faz parte do Programa VIGIA, coordenado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e foi realizado em conjunto com o Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro.
Entre os dias 16 e 19 de setembro foram ministradas instruções operacionais para policiais federais que atuam no Paraná e Mato Grosso do Sul, integrantes da Polícia Militar e Polícia Civil do Mato Grosso do Sul e da Polícia Militar e Polícia Civil do Paraná. Essa foi a primeira de uma série de capacitações que serão realizadas, ainda este ano, articuladas pela Secretaria de Operações Integradas para aperfeiçoar a atuação integrada nas fronteiras.
Sobre o VIGIA
O Programa VIGIA faz parte dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública e é executado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi).
Entre as linhas de atuação do programa estão operações integradas; aquisição de equipamentos; capacitações e bases operacionais com integração de sistemas. O objetivo é aumentar a fiscalização e a repressão contra os crimes transfronteiriços, como contrabando, tráfico de drogas, armas e munições.
O programa teve início em abril e conta, no momento, com a Operação Hórus em andamento em três estados: Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Até o fim do ano, o VIGIA será expandido para os estados do Norte: Acre, Amazonas e Rondônia e, no Sul, no Rio Grande do Sul. Outros estados de fronteira também receberão o programa nos próximos anos.
Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública