Diariamente entram na Argentina por Puerto Iguazú entre 60 e 70 venezuelanos, segundo dados da Diretoria Nacional de Migrações. Os refugiados chegam via área por Foz do Iguaçu e atravessam a Ponte Internacional Tancredo Neves, em busca de melhores condições de vida.
Jorge Lacour, delegado da Diretoria de Migratória em Iguazú, informou que a chegada em massa dos venezuelanos na fronteira argentina começou há pouco mais de um ano. “Houve uma primeira grande demanda e agora eles vem de avião por Foz do Iguaçu. Acreditamos que ainda deve chegar uma grande quantidade de pessoas por outros meios de transporte”, disse.
Mesmo com a suspensão da Venezuela do Mercado Comum do Sul (Mercosul), o país continua como membro associado para casos de pedido de cidadania. Esses estrangeiros entram no país com documento de identidade e logo pedem radicação.
“Muitos vem de carro e não possuem nenhum problema. Porém, se algum chegar com algum tipo de complicação, existem órgãos instalados por aqui, como a Cruz Vermelha, que oferecem toda a ajuda necessária”, ressaltou Lacour.
Ainda segundo Lacour, está sendo formada na cidade uma comunidade de venezuelanos, a exemplo do que já acontece em Posadas, capital da província de Misiones. Mas ele salienta, que a maioria está apenas de passagem.
Alguns, a maioria ajudada pela Cruz Vermelha, ficam poucos dias na fronteira e logo seguem viagem para outra província onde algum familiar está esperando.
Fonte: La Voz de Cataratas