Em visitas a fronteira sul do pais no Paraná entre os dias 24 e 25 de setembro, uma comitiva do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República participou da terceira reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras em Foz do Iguaçu onde foram destacadas as boas práticas do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras aplicadas no Paraná pela Polícia Militar através do BPFRON. Na reunião, o Batalhão de Polícia de Fronteira também assinou um acordo de cooperação com a Receita Federal do Brasil para atuação integrada no combate aos crimes de transfronteiriços na Ponte Internacional da Amizade em Foz do Iguaçu-PR.
Um exemplo dos bons resultados desta integração proposta pelo Programa de Proteção Integrada de Fronteira e colocada em prática pelo Batalhão de Polícia de Fronteira em conjunto com órgãos de defesa, segurança e fiscalização ocorre dentro do programa VIGIA do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Ministro Sergio Moro, que no Paraná é denominado Operação Hórus.
As ações da Operação Hórus ocorrem de forma integrada entre o BPFRON da Polícia Militar do Estado do Paraná em conjunto com Polícia Federal através do Núcleo de Polícia Marítima, Força Nacional de Segurança Pública e Exército Brasileiro, na região de Guaíra (PR).
Até o momento já foram apreendidos aproximadamente 100 milhões de reais em cigarros contrabandeados além de 4 toneladas de drogas. E como estatística negativa para a criminalidade 4 bilhões de reais deixam de entrar nas organizações criminosas por intermédio do contrabando. O combate aos crimes transfronteiriços refletem-se não só no Paraná como em outros estados da federação.
Assessoria