A primeira edição do “Cinemundos: Encontros Comunitários com o Cinema”, foi realizada na noite de terça-feira (24), no Barracão da Comunidade do Bubas, no Porto Meira, e atraiu mais de 70 pessoas ao local. O filme exibido foi “Narradores de Javé” e marcou a estréia do projeto que deve percorrer outras 13 comunidades até o final do ano.
A exibição iniciou pouco depois das 19h30, com a participação do diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues; da secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade Rosa Maria Jerônymo, e do diretor do SUAS da Secretaria de Assistência Social, André dos Santos.
“A ideia de trazer o cinema para as comunidades é também propiciar momentos de convivência e alegria”, disse Rodrigues. Para a secretária, a ideia de levar a cultura à comunidade é uma excelente iniciativa. “Cinema faz a gente viajar, por isso estar onde está a comunidade é essencial”.
Coordenadora da associação, Roseli dos Santos, disse que a iniciativa atraiu a atenção de muita gente e mudou a rotina de algumas famílias. “Fazemos algumas atividades aqui, mas quando vem um projeto diferente como esse é sempre bem-vindo”, enfatizou.
Aproximação
Na plateia muitas crianças e mães, acompanharam atentas ao filme exibido. “Achei que foi muito bom justamente porque tem gente que vive aqui e não tem condição de ir num cinema”, disse Albertina Conceição que veio acompanhada do filho.
Para acompanhar o filme foi oferecida pipoca para os espectadores e ao final do filme, doces produzidos no curso de confeitaria, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com SENAI, também foram distribuídos.
“A ideia é promover a aproximação da população com a linguagem cinematográfica, assim como ampliar a oferta de produtos culturais em regiões periféricas e com carência de acesso a salas de exibição”, resumiu Willian Fragata, coordenador do Cinemundos.
A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural com apoio da Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e Rede de Cultura e Patrimônio da Bacia do Paraná 3. O projeto também é uma parceria com as secretarias municipais de Assistência Social, Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, de Educação, da Saúde, além do SESC e Unila.
A próxima exibição acontece nesta sexta-feira (27), no Centro Comunitário da Vila C, a partir das 15h, com o filme “Eleições”, de Alice Riff. A sessão é aberta, e a classificação indicada é de 12 anos.
Sinopse
É época de eleições para o grêmio estudantil. Secundaristas se organizam para a corrida eleitoral. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões entre as chapas revelam suas diferenças políticas, e a contundência da realidade cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito de criar caminhos para o mundo em que se acredita.