Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Na semana passada, uma moradora do Jardim Ipê entrou em contato com a Rádio Cultura contando que os macacos que vivem no bosque do bairro voltaram a entrar nas casas vizinhas em busca de comida. O problema é antigo e se agrava quando os animais não são alimentados.
Até 2016, a alimentação dos animais era feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através de uma parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Esse trabalho foi interrompido após uma análise técnica entendo que os animais silvestres ao serem alimentados podem causar problemas maiores à população.
O biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, André Hipólito Xavier, explicou que invasão dos macacos nas casas vizinhas se deve ao comportamento da própria comunidade, que na tentativa de ajudar os animais, acaba alimentando de forma errada.
Para resolver o problema, a prefeitura pretende retomar o projeto de Plano de Manejo do Bosque dos Macacos. Xavier explicou que existem três alternativas para o problema, voltar a alimentar os macacos, plantar árvores frutíferas ou, em último caso, retirar os animais do local. Para a última alternativa, seria preciso um estudo maior envolvendo o governo do estado.
Ouça: