O deputado federal Vermelho fará o repasse de R$ 2,5 milhões ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck. A entrega será as 10 horas desta sexta-feira (20) no próprio hospital, com a presença do prefeito Chico Brasileiro, do secretário Nilton Bobato e do diretor do Hospital, Sérgio Fabriz.
Os recursos foram conseguidos pelo deputado Vermelho junto ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A verba é originária do programa de atenção à média e alta complexidade. O fundo municipal de saúde fará a gestão dos recursos.
“O nosso hospital atende nove municípios da região e vem enfrentando dificuldades financeiras. Além de atender a população de Foz e dos nove municípios da Regional de Saúde, o Hospital Padre Germano Lauck atende turistas e brasileiros que moram no Paraguai”, disse Vermelho.
O deputado afirmou que tem conversado com frequência com o ministro da saúde e que o mesmo reconhece a importância de Foz e o trabalho que vem realizado em prol da saúde da população da microrregião Oeste do Paraná. Em uma das audiências Vermelho e Chico Brasileiro pediram apoio a Mandetta para transformar essa unidade em hospital-escola.
Superação de problemas
O Hospital Municipal viveu momentos difíceis durante o governo Reni Pereira, com denúncias de corrupção por parte do Ministério Público Federal, culminando com a prisão de alguns gestores e a intervenção por parte do Governo do Estado.
A intervenção terminou em 24 de novembro de 2017 e hoje o hospital apresenta diversos indicadores que mostram a recuperação, a expansão de serviços, a compra de novos equipamentos e implantação de novas salas de cirurgia.
Uma pesquisa realizada no final de 2018 constatou que essa unidade é uma das mais importantes ferramentas de saúde pública da região Oeste atingindo a média de 96% da taxa de satisfação do usuário. “Tivemos de refazer o trabalho destruído na gestão passada, quando chegaram a fechar a UTI infantil e muitos leitos em 2016, quando o hospital quase foi fechado. Hoje o hospital tem resolutividade e nós temos de agradecer ao Vermelho por buscar mais recursos junto ao Governo Federal”, comentou o prefeito Chico Brasileiro.
Para encerrar aquele capítulo triste e garantir total transparência financeira e administrativa, a atual administração implantou um Portal da Transparência. “Com essa ferramenta é possível que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado, facilitando o controle social e oferecendo a possibilidade de conhecer melhor a instituição hospitalar”, assegura o diretor Sérgio Fabriz.
Assessoria