Seis presos fugiram da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II (PEF II). Os seis detentos fugitivos estavam em uma única cela, havia mais dois detentos que não quiseram fugir. De acordo com o Coordenador Regional do Departamento penitenciário (DEPEN), Marcos Marques, os criminosos estavam de posse de um equipamento especial para corte de concreto usinado, conhecido como Fio de Ouro.
“Usando o material de alto padrão, conhecido como Fio de Ouro, cortaram o palito que é para a ventilação da cela, com outros matérias como brocas, com isso eles conseguiram sair da cela, pularam a primeira cerca, jogaram outro material, cortado de uma das camas, fizeram uma espécie de gancho, escalaram a muralha, e fugiram pela mata” descreveu Marques.
Os fugitivos são considerados de média e alta periculosidade, porém não são faccionados, ou seja, não pertencem a nenhuma facção criminosa, como PCC ou Comando Vermelho.
Segundo Marques, a partir de agora será aberta sindicância para investigar como os detentos conseguiram os equipamentos para a fuga. Vistorias estão sendo realizadas nas demais celas para detectar se há outros presos em posse de algum equipamento do mesmo tipo. As visitas aos presos foram canceladas nesta semana.
Os presos que fugiram foram Valdecir Oliveira da Motta, 24 anos, Bernardo Ramón Oliveira Benitez, 40 anos, Jonas Wagner de Macedo, 30 anos, Vanderlei Carlos Xavier de Quadros, 43 anos e Lindomar Ortega, 42 anos.
Qualquer informação sobre os presos, avise imediatamente a Polícia Militar pelo 190, Polícia Civil Delegacia de Foz do Iguaçu (45) 3576-1400 ou Depen Penitenciária de Foz (45) 3576-1800.