A Polícia Paraguaia está investigando o resgate realizando ontem, quarta-feira, 11, em Assunción que libertou um dos líderes do Comando Vermelho no Paraguai, Jorge Teófilo Samudio, conhecido como Samura. A ação aconteceu na Costanera Norte, região metropolitana da capital paraguaia, durante translado do Tribunal de Justiça, onde Samura realizara uma audiência, para o complexo penal. Outros 8 detentos estavam no mesmo veículo.
No resgate, o Comissário Félix Ferrari, que dirigia o veículo de translado, foi morto com vários tiros. Os bandidos, fortemente armados e com coletes a prova de balas, estavam em uma caminhonete quando realizaram a abordagem. Eles usavam uniformes da SENAD (Secretaria Nacional Antidrogas). Pelo menos outros quatro veículos ajudaram na fuga. Samura conseguiu fugir. As imagens registradas no local foram impressionantes.
Além do comissário morto, ainda ficaram feridos, o suboficial inspetor Carlos Araújo, um Agente Penitenciário, identificado como Milden Martínez, e o professor Elías López Real, que circulava pelo local quando houve o confronto.
Entre os suspeitos de terem ajudado no resgate estão Agentes Penitenciários, um deles já foi preso pela polícia paraguaia, José Gómez foi visto por testemunhas escondendo um celular em uma residência nas imediações do ataque. De acordo com a polícia, o homem passava informações sobre a localização para os criminosos.
A investigação está sendo coordenada por policiais de alta patente paraguaia, e também pelo Ministério Público do Paraguai.
Samura havia sido preso em outubro do ano passado pela SENAD. Ele é acusado de ser chefe do tráfico internacional aéreo de cocaína que agia no Paraguai a mando da facção criminosa brasileira Comando Vermelho.
Fonte Jornal Última Hora