A Secretara de Emergência Nacional (SEN) do Paraguai registrou na segunda-feira (9) 140 focos de incêndios no Departamento de Alto Paraguai, no norte do país. Os incêndios estão sendo monitorados pelo Ministério de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Ciências Agrárias, Instituto Florestal Nacional (Infona), Agência Espacial do Paraguai (AEP) e WWF.
A maior parte dos incêndios se concentram em reservas do Cerro Chovoreca e Rio Negro. Agricultores e a criação de gado nestas regiões precisaram ser retirados.
No Departamento de Alto Paraná, um incêndio foi registrado em uma área de reserva ambiental dentro do condomínio de luxo Paraná Country Club, em Hernadárias, na fronteira com Foz do Iguaçu. No local, equipes dos bombeiros tentaram evitar que as chamas chegassem até as casas.
A Associação Pecuária de Água Doce informou que o reaparecimento do fogo e avanço do fogo preocupa os grandes os criadores da região. A Associação ressalta que a única maniera efetiva de acabar com os incêndios é a contratação do avião super tanque que está trabalhando no combate ao fogo na Bolívia.
Na segunda-feira o presidente Mario Abdo Benitez sobrevoou as áreas mais afetadas. As Forças Armadas informaram que 200 pessoas trabalham no combate ao fogo.