Independência ou morte! Esse foi o grito dado por Dom Pedro há 197 anos à beira do Rio Ipiranga e que motiva milhares de brasileiros até hoje a desfilarem pelas ruas no dia 7 de setembro em todo o país. Neste sábado (07) é comemorada a independência do Brasil e as cidades da região demonstraram amor pela pátria.
Em Foz do Iguaçu mais de 3 mil pessoas desfilaram na Avenida Paraná, entre entidades civis e militares. Este ano, a novidade foi os pelotões do exército da Argentina e do Paraguai.
Os medianeirenses levantaram cedo neste sábado e se reuniram frente ao paço municipal na Praça 25 de Julho para resgatar a história e demonstrar o amor pelo país.
O comércio de São Miguel do Iguaçu também está no clima do patriotismo com as lojas todas decoradas em verde e amarelo, mas na cidade o desfile acontecerá no final da tarde deste sábado.
Em Santa Helena a celebração foi na Praça Orlando Weber na Avenida Brasil na noite de sexta-feira, 06. Durante a semana as escolas do município tiveram diversas atividades alusivas à pátria.
“O Brasil que queremos” foi tema da festa em Guaíra. A Avenida Mate Laranjeira ficou lotada por alunos, entidades e autoridades neste sábado.
Depois de uma semana intensa de atividades os missalenses se concentraram na Avenida Dom Geraldo Sigaud para o desfile cívico que teve como tema “Família e Educação: Desafio de Todos!”.
Em Itaipulândia, 30 pelotões formados por escolas, CEMEIS, escolas indígenas e órgãos da prefeitura se concentraram na Avenida Tiradentes.
Com 40 pelotões os matelandienses foram às ruas em uma representação de respeito à pátria na manhã deste sábado.
Fonte: Rede Costa Oeste de Comunicação