O conjunto de ações desenvolvidas pelo Festival das Cataratas em prol das causas ambientais e sociais foi reconhecido nesta quinta-feira (5) com o Selo Sesi ODS durante solenidade realizada em Curitiba (PR).
Esta é a quarta vez consecutiva que o Festival recebe esta certificação, que tem como premissa valorizar boas práticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que estejam sendo implementadas por empresas, indústrias, instituições públicas, e do terceiro setor de todo o Paraná.
Relação com os ODS
As ações promovidas no âmbito do Festival das Cataratas têm ligação direta com cinco dos objetivos elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU): Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Consumo Responsável (12), Combate às Mudanças Climáticas (13), Vida sobre a Terra (15) e Parcerias pelas Metas (17). Antes da oficialização dos 17 ODS, em 2015, a De Angeli já havia conquistado o Selo Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O Movimento Junho Verde, liderado pelo Festival, mais uma vez se destacou com iniciativas que envolveram toda a comunidade. Entre elas, a compensação de Gases de Efeito Estufa (GEE), o incentivo à iluminação verde em estabelecimentos da cidade e ações de Educação Ambiental, como no caso da limpeza e recuperação do Rio Mimbi, adotado pelo movimento.
Além disso, todos os materiais gráficos e de folheteria do evento são produzidos com materiais reciclados, assim como as bolsas distribuídas utilizam garrafa PET como matéria-prima. Na parte social, o Festival gera empregos diretos e indiretos, proporcionando aumento da renda para a comunidade local e da região, além de abrir as portas da Feira de Turismo e Negócios para que os moradores possam conferir o que há de melhor em serviços e produtos turísticos nacionais e internacionais.
Assessoria