Autoridades da margem paraguaia de Itaipu, Ministério de Obras Públicas do Paraguai e prefeitura de Carmelo Peralta, aprovaram a conclusão do acordo de cooperação para a execução do projeto de construção da ponte internacional entre as cidades de Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul (Brasil).
Com a Ponte Internacional da Amizade, construída em 1962 entre Foz do Iguaçu e Cidade do Leste e a Ponte Internacional da Integração, iniciada a construção este ano entre Foz e Presidente Franco, a ponte com o Mato Grosso do Sul será a terceira ligação por rio entre o Brasil e o Paraguai.
Com a reunião na última segunda-feira (2) na sede da Chancelaria Nacional do Paraguai, em Assunção, foi instalada uma comissão mista coordenada pelo Ministério de Relações Exteriores, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Fazenda e Itaipu Binacional.
O cumprimento do acordo internacional entre Brasil e Paraguai estabelece que tanto a ponte entre Foz do Iguaçu com Presidente Franco e da Porto Murtinho com Carmelo Peralta, serão financiadas pela Itaipu. A ponte no Paraná construída pelo lado brasileiro da hidrelétrica e a com o Mato Grosso do Sul pelo lado paraguaio.
O acordo para a construção da ponte no Art. II, numeral 1, estabelece a formação da Comissão Mista Paraguaia-brasileira, integrada pode representantes de cada país, que será comunicado por via diplomática, tendo como entes executores o Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte do Brasil (DNIT).
A ponte entre Carmelo Peralta e Porto Murtinho prevê ainda, obras de aduana e uma ligação a Rodovia Bioceânica, ainda em projeto. O valor total da obra está estimado em USD 85 milhões.