A Campanha de vacinação para prevenção do sarampo e atualização da carteirinha de vacinas, realizada no último final de semana, atraiu às 29 unidades de saúde, muitas pessoas. Foram aplicadas mais de 5 mil doses. Foz do Iguaçu integrou ação de âmbito nacional, com intuito de prevenir o avanço dos casos de sarampo no país. Na cidade, os dois casos suspeitos da doença não foram confirmados após exames laboratoriais.
O Ministério da Saúde determinou a vacinação preventiva de crianças de 6 a menores de um ano. Além de promover a vacinação direcionada ao sarampo, a campanha também motivou a atualização da carteirinha de vacina de crianças e adultos.
De acordo com o Gerente de Serviços Técnicos da Vigilância Epidemiológica Roberto Doldan, a procura foi intensa durante a campanha. Algumas unidades chegaram a estender o horário previsto no sábado devido à grande procura. “Ainda não estratificamos a campanha, mas em breve vamos saber quais as faixas etárias que mais buscaram a vacinação”, comentou.
A vacinação continua nas unidades de saúde, mas de acordo com a Vigilância, o município aguarda o repasse das novas doses para os próximos dias, feito pela Regional de Saúde, para reposição do estoque.
Casos
No Paraná, até a semana passada foram sete casos confirmados laboratorialmente de Sarampo, todos importados de São Paulo e Santa Catarina, em um universo de 24 suspeitas. O intuito no estado é ampliar o índice de vacinação contra a doença, de 82% para 95%, atingindo a marca ideal estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Adultos
Além da dose zero, a ministrada em adultos também está entre as preocupações de combate à doença. Pessoas com até 29 anos podem tomar a versão tríplice viral (que protege ainda contra caxumba e rubéola) em duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Dos 30 aos 49 anos, ela é aplicada em uma dose. O ideal é verificar junto a uma unidade de saúde se há registro dessa vacinação, caso a pessoa não tenha mais a carteirinha de vacina.
Confira os números da campanha de vacinação:
Pólio – 27 doses
Rotavírus – 2
Pentavalente – 18
Pneumocócica 10 valente – 40
VIP – 14
Meningocócica C – 179
Febre Amarela – 619
Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) – 1730
Tríplice Viral (doze zero) – 163
Hepatite – 30
Varicela – 100
Tetraviral – 30
Hepatite B – 919
Dupla adulto (dT) – 874
DTP – 68
dTpa – 3
HPV – 255
Total : 5.071 doses