A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu está em alerta para o risco de sarampo. Na quinta-feira (22), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica informou que existem dois casos suspeitos da doença na cidade.
Um dos casos é de uma mulher de 23 anos, que viajou para o estado de Minas Gerais, passando por São Paulo e retornando a Foz do Iguaçu. O segundo caso é de uma criança de sete anos, que apresentou sintomas do sarampo. Os dois casos são acompanhados pela Secretaria de Saúde e esperam confirmação.
O gerente-técnico da Vigilância Epidemiológica, Roberto Doldan, disse que existe a preocupação que a epidemia de sarampo em São Paulo chegue até Foz do Iguaçu. “O Paraná está em alerta, então nós estamos fazendo a vigilância em cima de casos suspeitos”, alertou.
Doldan afirmou ainda, que a vicina é segura e evita que a doença se espalhe na população. “A vacina não faz mal, ela provoca uma reação imunológica que é positiva. Ela dá uma proteção em rebanho. Então, quanto mais pessoas se vacinarem , mais proteção nós temos”, afirmou.
Campanha
Neste sábado (24) acontece a campanha de vacinação contra o sarampo nas 28 unidades básicas de saúde (UBS) de Foz do Iguaçu. A vacinação acontece das 8 às 14 horas, a toda a população.