O prefeito de Cidade do Leste, Miguel Prieto, assinou na terça-feira (20) em conjunto com setores da sociedade organizada, um acordo para evitar manifestações no centro da cidade paraguaia. O compromisso foi firmado por representantes de setores sociais, políticos, sindicatos, poder judiciário, Ministério Público, Polícia Nacional e outras instituições do Estado.
O objetivo é que as manifestações populares não afetem o movimento comercial do centro de Cidade do Leste. Alguns comerciantes denunciaram que nas últimas manifestações foram obrigados pelos organizadores a fechar as portas.
Prieto disse que com a carta-compromisso, a Polícia Nacional estará respalda para dissipar antecipadamente os manifestantes. “Como prefeito tenho que escutar a opinião de todos, aqui estão muitos sindicatos organizados que pedem paz, principalmente para poder trabalhar. Eu mesmo sou a favor das manifestações e reivindicações sociais, mas isso no pode cercear o direito de outras pessoas que querem trabalhar livremente”, ressaltou.
A presidente do Conselho de Desenvolvimento del Este (Codeleste) e membro da Câmara de Comércio, Linda Taiyen, qualificou a assinatura do acordo como histórico para a cidade e informou que nesta quarta-feira irá até a Câmara de Vereadores pedir que o documento seja transformado em um projeto de lei.