Fonte: Costa Oeste News
Um incêndio de grandes proporções no Parque Nacional de Ilha Grande avança para o sexto dia. A unidade de conservação faz divisa com cinco municípios do Paraná, entre eles Guaíra, além Mato Grosso do Sul.
Com a proximidade de Guaíra o Corpo de Bombeiros tem trabalhado de forma intensa para impedir que o fogo se alastre para a vegetação do município.
A equipe de reportagem da Rede Costa Oeste de Comunicação, conversou na manhã desta sexta-feira (16), com o Chefe do Parque Nacional de Ilha Grande, Erick Caldas Xavier, que explicou como está sendo realizado o trabalho de combate ao incêndio.
Há também uma preocupação com os animais que residem na mata; “Felizmente encontramos em áreas que não foram queimadas cervo-do-pantanal, espécie símbolo do Parque Nacional,” conforme explica Erick.
O monitoramento está sendo realizado constantemente pela brigada em mirantes naturais e com uso de Drone quadricóptero e com helicóptero da Polícia Militar do Paraná. Mas, a área atingida já consumiu mais de 35 mil hectares dos 76 mil de área do parque. Os focos de incêndio estão localizados em Altônia, São Jorge do Patrocínio e Alto Paraíso, no noroeste do Paraná.
A mata é uma unidade de conservação brasileira e abrange quatro ilhas, sendo: Peruzzi, Grande, Pavão e Bandeirantes, no Rio Paraná.