O SOE, (Seção de Operações Especiais) realizou ontem, quarta-feira, 14, em Foz do Iguaçu operação para encontrar equipamentos não permitidos a presidiários na Penitenciária Estadual 2 (PEF2) em Foz do Iguaçu. Durante as buscas foram encontrados dez celulares, dois pendrives, um leitor de memória, um modem de internet, dois estoques, sete fones, quatro cabos USB, 14 carregadores artesanais, oito baterias e um chip da TIM.
De acordo com Departamento Penitenciário (Depen), a equipe do SOE foi acionada após a direção da PEF2 suspeitar de que os presos, que estavam no pátio de sol, portavam os equipamentos. Com o apoio do Grupo de Segurança Interna (GSI), os presidiários foram retirados do local para revista geral, quando os materiais foram encontrados.
Uma segunda operação aconteceu no mesmo dia, na Cadeia Pública Laudemir Neves, após ser flagrada uma tentativa de arremesso de equipamentos para o pátio de sol, que foi interceptada pelos agentes. Com a possibilidade de ter acontecido outros arremessos anteriores, o SOE interveio nos três pátios de sol. Com o apoio da GSI da Cadeia, os presos foram revistados e encaminhados às suas celas.
Para melhor acompanhamento no deslocamento e procedimentos de varredura externa e superior da unidade o SOE fez a utilização do Drone.