O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, foi o convidado desta sexta-feira, 09, no programa Contraponto – a Voz do Povo, na rádio Cultura, integrante da Rede Costa Oeste de Comunicação. O prefeito, primeiro a ser eleito sem pertencer ao partido colorado em Ciudad del Este, é o mais jovem da história da cidade paraguaia. Ele falou sobre vários assuntos, em destaque os investimentos na infraestrutura do município e na segurança, além do combate a corrupção. Segundo ele, o objetivo é atrair mais turistas à cidade.
O prefeito comentou sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos em Ciudad del Este. Entre elas a mudança de foco na economia, que é a segunda maior do Paraguai, só perdendo para Assunción. O prefeito ressalta que nos últimos anos, além do comércio, o município está se transformando em um polo educacional. Prieto informou que atualmente só estudantes brasileiros são cerca de 27 mil universitários, destes,10 mil já estão naturalizados paraguaios, além dos próprios paraguaios. Ele destaca que esse novo foco mantém a economia em alta, já que o comércio está em queda nos últimos anos.
Por esse motivo, ele afirma que é necessário investir em novas formas de atrair turistas, e comentou sobre a construção da Costanera do Lago Acaray, (Avenida que irá margear o Lago Acaray). O projeto, que custará cerca de 6,5 milhões de reais, e deve ser financiado pela Itaipu, prevê ciclovia, quadra de esporte, restaurantes, hoteis, rampa para skate, pista exclusiva para deficientes físicos, arborização, entre outros investimentos. “Queremos que seja algo lindo, que a primeira vista cause impacto” ressaltou o prefeito, afirmando que o projeto compreende que a Avenida seja integrada com a natureza, sem prejudicar o meio ambiente.
O prefeito disse também que está discutindo com comerciantes e empresários a abertura do comércio paraguaio durante a noite. Atualmente as lojas abrem às 5h da manhã e fecham por volta das 16h, 17h. “Hoje o turista quer visitar a cidade durante a noite também, por isso estamos planejando um novo horário para o comércio” informou.
Para isso, outros investimentos deverão ser feitos. De acordo com ele, deve ser melhorada a iluminação pública e as vias de acesso. Será encaminhado à Câmara Municipal um projeto para a aquisição de uma usina de asfalto para agilizar o trabalho de tapa-buraco.
A intenção também, segundo Prieto, é organizar a coleta seletiva de lixo. Ele esteve em Curitiba para analisar como é feito o trabalho na capital paranaense e pretende implantar um sistema de reciclagem e limpeza da cidade.
Ele ressalta que atualmente há muitas reclamações em relação a queimadas realizadas na cidade. Deve ser feito também um trabalho de conscientização da população para descartar o lixo de forma correta.
Para fazer os investimentos necessários em infraestrutura no município, o prefeito afirmou que precisa ampliar o orçamento e também gerenciar melhor os recursos. De acordo com ele, não deverá mais contratar funcionários nos próximos meses, e concentrar os investimentos em obras.
Sobre a ampliação de recursos na prefeitura, Prieto falou sobre a municipalização da Rodoviária, que tem causado bastante polêmica nas últimas semanas em CDE.
O terminal estava em poder de uma empresa privada há 33 anos e, de acordo com prefeito, arrecada muito dinheiro que poderia vir para o município caso ela seja municipalizada. No entanto, ele diz que tem sofrido forte oposição de alguns grupos, que ele classifica como máfias organizadas.
Outro problema relatado por Prieto é o gasto desnecessário que vinha sendo feito na prefeitura. Como exemplo ele citou a compra de folhas sulfites, que eram adquiridas quantidades muito maiores do que eram usadas.
Prieto também comentou sobre as tratativas que estão sendo feitas para organizar o microcentro comercial da cidade. Entre essas medidas está a organização dos vendedores ambulantes. O objetivo é realizar um censo para contabilizar quantos estão trabalhando e a partir disso estabelecer normas com objetivo de manter o local organizado.
Outro assunto comentado pelo prefeito foi o combate a corrupção de agentes de segurança. Ele falou sobre as medidas que tem tomado para coibir a prática chamada de “fura fila”, esquema que consiste no congestionamento intencional do trânsito na cabeceira da ponte a fim de cobrar propina para que acessos alternativos sejam liberados. Policiais participam do esquema. Foi realizado uma fiscalização via drone, e detectado que o bloqueio intencional do trânsito chegava a acontecer no meio da ponte.
Uma das medidas foi bloquear um acesso próximo ao Shoping del Este, onde foi construído um muro, no entanto, empresários que mantém lojas no shoping estão reclamando que o acessoao comércio foi comprometido. Ele afirmou que está discutindo maneiras de resolver o problema com empresários, Conselho de Desenvolvimento de Ciudad del Este (CODELESTE), entre outros interessados. Porém afirma que está sofrendo pressão por parte de taxistas, mototaxistas e motoristas de van, além da própria Câmara de Vereadores, onde a maioria é de oposição.
Ele estuda também projetos para coibir o estacionamento de táxis, mototáxis, vans, entre outros, na cabeceira da ponte, que contribuem para o congestionamento na entrada da cidade. Mas ressalta a dificuldade, pois, segundo ele, são 2800 taxistas, 800 mototaxistas e 500 vans, todos no microcentro comercial.
Uma das propostas é limitar o número de taxistas, e demais trabalhadores, e além disso, especificar um local para a concentração dos trabalhadores, longe da aduana. Ele destaca que para isso é necessário discutir com o Ministério de Obras Públicas, já que a Rodovia que dá acesso à Ponte Internacional da Amizade é de responsabilidade do Governo Federal.
Ele pretende também melhorar o acesso a estacionamento. Uma das medidas anunciadas é o início da cobrança para estacionamento rotativo, mas esclarece que a pretensão não é multar turistas, e sim advertir. Outra ação é realizar trabalhos de conscientização da população paraguaia, principalmente dos próprios comerciantes que liberem espaços de estacionamento em frente às lojas.
O prefeito também pretende melhorar a segurança do município. Ele se reuniu com o prefeito Chico Brasileiro e o secretário de segurança, Reginaldo Silva, para que a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu ministre cursos as forças de segurança municipal em Ciudad del Este.
Para Prieto a segunda ponte entre Brasil e Paraguai, que irá ligar Foz do Iguaçu a Presidente Franco terá importância fundamental para melhorar o tráfego na entrada da cidade, pois a Ponte da Amizade irá permitir apenas a passagem de veículos leves.
A polêmica nacional do acordo energético entre o Brasil e o Paraguai que quase levou ao impeachment do presidente Mario Abdo Benitez também foi comentada por Prieto. Ele disse que há uma preocupação em relação a mudança de diretoria na Itaipu. Será necessário se reunir com o novo diretor para tratar sobre os investimentos que a hidrelétrica se comprometeu no município.
O prefeito também comentou outros assuntos. A entrevista está disponível na integra no topo.