Em solenidade nesta quinta-feira, 9, o 14º Batalhão em Foz do Iguaçu comemorou os 165 anos da Polícia Militar do Paraná (PM-PR). Durante o evento, foram homenageados profissionais e lideranças da comunidade, gestores públicos e militares estaduais.
No segmento turístico, foram agraciados Carlos Silva, presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), e Adélio Demeterko, diretor da Cataratas do Iguaçu S.A. A cerimônia reuniu policiais e seus familiares, militares e autoridades civis da região, do Paraguai e da Argentina.
Além das homenagens, a solenidade contou com apresentação e desfile de tropas representativas da corporação e do Corpo de Bombeiros, de crianças e jovens participantes de projetos sociais. Também foi lida carta do comandante-geral da PM-PR, Péricles de Matos.
O comandante do 14º BPM, major Marcos Kamakawa, destacou a importância da integração entre a Polícia Militar e a comunidade iguaçuense. Ele explicou que o reconhecimento é concedido a pessoas que se destacam por trabalhos em favor da coletividade.
“É de suma importância a integração entre a Polícia Militar, a sociedade civil organizada e a comunidade”, acentuou. “Essas homenagens reconhecem o trabalho de nossos policiais e também as personalidades que contribuem para o desenvolvimento do nosso batalhão e da cidade”, apontou.
Trabalho em conjunto
Homenageado com a medalha “Sentinela da Tríplice Fronteira”, Carlos Silva enfatizou que o trabalho da Polícia Militar contribui diretamente para a atividade do turismo por oferecer segurança aos moradores e visitantes. Ele frisou o diálogo mantido pelo Comtur e a força policial. “Aqui em Foz contamos com a presença da Companhia de Turismo da PM, que é um ganho importante para fortalecer a atividade turística e o laço com a comunidade local e os turistas.”
Sobre o reconhecimento recebido, ressaltou: “É uma honra receber essa homenagem vindo de uma instituição com grande tradição e tantos serviços prestados para a população. Nós, da Gestão Integrada do Turismo, prezamos muito essa relação de cooperação e trabalho conjunto para o bem coletivo”, completou.
Honrado com a medalha “Bombeiros da Tríplice Fronteira”, Adélio Demeterko referendou o trabalho integrado entre o setor de turismo de Foz do Iguaçu e a Polícia Militar. Para ele, o segmento turístico merece o destaque recebido pela instituição militar em seus 165 anos em razão do papel que exerce para o desenvolvimento da cidade.
“Estou muito honrado por participar desse evento e receber a homenagem da Polícia Militar. É muito importante essa integração entre as instituições para trabalharmos não só pela segurança pública como para o bem-estar da comunidade e para tornar a cidade cada vez melhor para nós que vivemos aqui e às pessoas que nos visitam”, salientou.
165 anos de tradição
A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854. Sua principal atribuição é o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Em Foz do Iguaçu, a corporação também realiza projetos sociais voltados para a comunidade.
(Assessoria Comtur. Fotos: Marcos Labanca)