Os visitantes do Parque Nacional do Iguaçu podem adquirir a nova linha de camisetas Onças do Iguaçu, que faz homenagem à onça-pintada, animal-símbolo da unidade de conservação, e ajudar na preservação da espécie. Há seis modelos exclusivos, nas versões masculina, feminina e infantil.
A cada camiseta vendida, uma parte do valor será destinada ao Projeto Onças do Iguaçu, que tem a missão de conservar a onça-pintada (Phantera onca) como espécie-chave para a manutenção da biodiversidade da região do Parque Nacional do Iguaçu.
Para Yara Barros, coordenadora do Onças do Iguaçu, a conservação só é possível com parcerias. “É preciso que parceiros se unam para salvar uma espécie. Não é barato trabalhar com conservação, e os recursos são escassos. Muito bacana e importante a iniciativa da Cataratas S.A./Instituto Conhecer para Conservar.”
Sustentabilidade – Além da contribuição para a preservação da onça, o Grupo Cataratas, responsável pela gestão das lojas, valoriza em suas compras de produtos e serviços as empresas do entorno do parque. E com a linha de camisetas Onças do Iguaçu não foi diferente. A empresa Indústria Homem.com, de Capanema, cidade vizinha à unidade de conservação, é a responsável pela confecção das peças, que já estão desfilando com visitantes do Brasil e do mundo.
De acordo com Fernando Sousa, diretor institucional e de sustentabilidade do Grupo Cataratas, por ano, são milhões de reais injetados na economia regional por meio das compras das empresas locais. “Privilegiamos fornecedores dos municípios do entorno do Parque Nacional do Iguaçu para promover a distribuição de renda local, um dos pilares do turismo sustentável.”
Satisfação do fornecedor – “Temos muito orgulho em sermos uma empresa vizinha do Parque Nacional do Iguaçu e poder expor nossos produtos para o mundo. As camisetas do Onças do Iguaçu são responsáveis; o algodão utilizado na produção é sustentável e possui certificação. Buscamos com isso reduzir também os impactos ambientais da produção do algodão e estimular a economia nas comunidades agrícolas”, comentou Scharlles Ghizoni, diretor da Homem.com.
Assessoria