Em entrevista a Rádio Cultura na manhã desta quinta-feira (1), o governador Ratinho Junior comemorou a assinatura da ordem de serviço da obra de construção da Ponte da Integração, ligando o Brasil ao Paraguai pelas cidades de Foz do Iguaçu e Presidente Franco. A assinatura aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com a presença do diretor-geral de Itaipu, Joaquim Silva e Luna.
Com a ordem de serviço, começa a contar o prazo da obra com previsão de término em 36 meses. “Momento de muita alegria para o governo do estado do Paraná, para Foz do Iguaçu e toda a região Oeste. Hoje as empresa começam a tocar a obra”, disse.
Para Ratinho Junior, a segunda ponte irá mudar a realidade logística entre os dois países. “É um pedaço do que estamos pensando para melhorar a logística do Paraná, tanto rodoviária, como ferroviária e aeroviária, potencializando o comércio e turismo”.
“Uma obra desse porte é possível que haja imprevistos, mas o governo do estado fará o possível para seja cumprido o cronograma”, disse o governador.
O governo do Paraná trata com a VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa de engenharia férrea do governo federal, um estudo para trazer a Estrada de Ferro Paraná Oeste – Ferroeste – até Foz do Iguaçu. De acordo com o governador, o projeto ainda cria um novo ramal até Guaíra, que poderá receber parte da carga de grãos produzida no Mato Grosso do Sul e exportada para os países vizinhos.