O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, já decidiu quem será o novo diretor-geral da Itaipu. De acordo com o jornal Última Hora, o escolhido por Marito é o ex-ministro da Fazenda Ernesto Bergen. Ele ainda não foi nomeado oficialmente, no entanto, a informação foi confirmada pelo Palácio do Governo.
Bergen vence a disputa entre o campo técnico e político, que tinha inicialmente como favorita a atual diretora financeira da Itaipu, Mónica Pérez e o deputado Ramón Romero Roa. O atual Ministro de Obras Arnoldo Wiens também era cotado ao cargo.
Segundo o jornal, Bergen está designado para liderar as novas diligências na tentativa de anular o acordo assinado por Marito e Bolsonaro em maio desse ano, que não foi aceito pelos paraguaios. No tratado, o Paraguai se comprometia a comprar mais energia da Itaipu, atualmente o país utiliza a energia excedente por um preço muito menor do que é pago pelos brasileiros.
Bergen é empresário e administrador com larga experiência. Ele atuava como assessor da área social do governo de Marito. Entre 2003 e 2008 ocupou o Ministério da Fazenda, além de ter assumido o Ministério de Indústria e Comércio no mesmo período. Ele fez parte da equipe de transição do governo de Mario Abdo Benítez em abril do ano passado.