Diferentes setores estão se mobilizando nesta segunda-feira, 29, em todo o Paraguai para pedir o impeachment do Presidente Mario Abdo Benítez (Marito). Partidos de oposição e sindicatos não aceitam o novo acordo de Itaipu assinado por Marito e Bolsonaro em maio desse ano. De acordo com os manifestantes, o novo tratado trará prejuízo ao país, além de gerar aumento de energia à população.
O Sindicato dos trabalhadores da ANDE (Administração Nacional de Eletricidade), devem se mobilizar em frente à sede da instituição em Assunción a partir das 7h da manhã. Outras diversas organizações também confirmaram mobilização em frente à Sede do Ministério das Relações Exteriores a partir das 5h30 da manhã. Eles prometem fechar as principais vias de acesso da cidade.
Ainda não há informações se a mobilização também ocorrerá em Ciudad del Este, no entanto, os organizadores prometeram realizar as manifestações em todo o país, inclusive nas cidades do interior do país, portanto é provável que o protesto também aconteça na fronteira.
No último sábado, 27, principais partidos de oposição estiveram nas ruas de Assunción e pediram a destituição do acordo, além do impeachment do presidente. Para esta segunda os organizadores esperam o apoio de toda a população.
Fonte: La Nación