Ao reunir uma coleção com 300 animais taxidermizados – técnica de conservação de animais que os enche de palha, para preservar suas características físicas – a exposição Itaipu Natureza está encerrando sua programação no Cataratas JL Shopping, em Foz do Iguaçu. Montada desde o janeiro deste ano, a atração que traz onças, macacos, cobras, leões e diversas aves pode ser vista até o dia 31 deste mês. A exposição oferece uma imersão 360º na Amazônia, a floresta com a maior biodiversidade do planeta, e tem um ambiente todo preparado com sons e tecnologias para garantir uma grande experiência aos visitantes.
Com uma linguagem acessível e atividades interativas, a mostra foi criada para sensibilizar o público sobre a importância da preservação da biodiversidade dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pampas, Pantanal e Caatinga. Localizada num grande espaço no piso L2 do shopping, a exposição é a primeira atração com assinatura do Turismo Itaipu realizada fora do complexo turístico. As visitas são de segunda a sábado, das 10 às 22h, e domingo, das 14 às 20h. A classificação é livre e o valor do ingresso é de apenas R$ 15 para todos os visitantes.
Mostra atrai de moradores a turistas
Há seis meses em cartaz no shopping, a exposição já atraiu mais de 10.300 visitantes. Uma média de 1.716 pessoas passaram pelo local por mês. Os dados são do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) que promove o evento juntamente com o Instituto Harpia e apoio da Itaipu Binacional. Por conta das férias escolares, o movimento se intensificou nas últimas semanas. O público que visita a exposição é composto por moradores de Foz do Iguaçu, cidades da região e turistas brasileiros e estrangeiros. A mostra atraiu grupos de estudantes, famílias inteiras, universitários, adultos e crianças que ficaram impactados com a riqueza da biodiversidade brasileira e pela forma como tudo é apresentado do lado de dentro.
Experiência única
Quem passa pela frente, muitas vezes não imagina o quanto se aprende ao visitar porque essa é realmente uma experiência única. A afirmação é dos monitores que acompanham a Itaipu Natureza desde o seu início. Segundo eles, quem soube aproveitar, aprendeu muito. “Ah, eu vi esse bicho na minha infância”, “Onde eu morava tinha aquele pássaro”, foram algumas das expressões ouvidas nos últimos meses. Agora, se tem um frase repetida várias vezes foi essa: “é excelente!”. Para quem não viu, o conselho é não perder tempo e garantir a visita que promete ser inesquecível.
Assessoria