Quando foi escolher os campinhos de futebol para desenvolver o projeto Recriando Foz Futebol, o diretor esportivo da ONG Meninos das Cataratas, Jair Rojas da Silva, procurou espaços que tivessem localização estratégica em bairros onde crianças e adolescentes enfrentam situações de vulnerabilidade social, em Foz do Iguaçu. Pontos positivos: proximidade e maior possibilidade de adesão. Pontos negativos: os campinhos nem sempre têm boa condição e praticamente não há material esportivo para suporte. As características do projeto foram decisivas para que o pedido de bolas de futebol usadas nos treinamentos fosse aprovado pelos Hotéis Viale. “O projeto pode significar mudança de vida para essas crianças e adolescentes, por isso decidimos apoiar,” explica o gerente comercial do Viale, Luciano Ferreira.
Nesta quarta-feira (24), às 16h, representantes dos Hotéis Viale irão fazer a entrega de 15 bolas de futebol ao projeto, durante o treinamento que ocorre no campinho do Jardim Jupira, localizado na Rua Raul Pompeia, 380. Também há treinos em um campinho do Campos do Iguaçu e em outro no Portal da Foz. Quase 100 crianças já estão sendo atendidas, mesmo que o projeto tenha sido iniciado há menos de um mês. “Quando se oferece treino de futebol de campo a adesão é grande, por isso escolhemos trabalhar com esse esporte agora,” justifica Jair Rojas da Silva.
A ONG Meninos das Cataratas foi fundada em dezembro de 2012 e viabiliza cursos e treinamentos em diversas áreas: violão, circo, informática, artesanato, corte e costura, além das práticas esportivas. O objetivo é desenvolver a convivência comunitária, através de oficinas culturais e esportivas, promovendo com isso o acesso a materiais que contribuem na prevenção e enfrentamento de situações de risco. A instituição integra a Rede Proteger, o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e o Conselho Municipal de Esportes e Lazer (COMEL).
A meta é integrar 500 participantes ao projeto de futebol de campo, com idades entre 10 e 17 anos, sem cobrança de mensalidade. Para isso, serão necessários 10 campinhos de futebol espalhados por Foz do Iguaçu e uma equipe multidisciplinar de apoio. Em breve, serão selecionados os participantes que se destacam e encaminhados a treinamentos mais intensivos para a formação de equipe que participará de competições locais, regionais nas categorias até sub-23.
Assessoria