O Depen-PR (Departamento Penitenciário do Estado do Paraná), por meio da regional de Cascavel, deflagrou nesta terça-feira (23), a 2ª fase da Operação Araceli.
Agentes penitenciários, agentes de cadeia pública, equipes do SOE – Setor de Operações Especiais, GSI – Grupo de Segurança Interna, coordenação regional, Setor de Transportes além de integrantes de outras instituições da Segurança Pública participam dos trabalhos.
O objetivo desta segunda fase, é realizar a transferência de 44 presos, custodiados na Cadeia Pública de Toledo e realocá-los na PEC – Penitenciária Estadual de Cascavel.
A operação começou nas primeiras horas do dia. Os trabalhos são coordenados pela regional do Depen em Cascavel.
Fase 01
A primeira fase da Operação Araceli foi desencadeada na segunda-feira (22), na cidade de Toledo. As equipes transferiram 60 detentos para Cascavel. Eles foram realocados na PEC.
Os trabalhos atendem ao projeto 09/2019 e consistem na reclassificação dos presos, tornando a Cadeia Pública de Toledo uma unidade para detentos que cometeram crimes contra a dignidade sexual.
O local deverá passar por uma reforma e readequação.
Araceli
O nome que batiza a operação remete a uma criança chamada Araceli Cabrera Crespo, assassinada em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo. O corpo dela foi encontrado seis dias após o crime. A menina teve o rosto desfigurado por ácido e tinha marcas de violência e abuso sexual.