O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.
Ontem, quarta-feira, 17, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que deverá liberar o saque do Fundo de contas ativas e inativas com objetivo de movimentar a economia, a expectativa é de que cerca de 42 milhões de reais. O calendário deverá ser definido de acordo com a data de aniversário, e terá limites de saques, dependendo da quantia disponível na cota. Para quem tem até 5 mil reais, vai poder sacar 35%, quem tem até 10 mil reais, será possível sacar 30% e quem tem mais de 10 mil reais, poderá sacar 10%.
Veja como você pode consultar seu saldo:
Uma das opções é ir pessoalmente até uma agência da Caixa Econômica Federal. Nos postos de atendimento é necessário ter o cartão Cidadão, desde que tenha a senha. Por telefone não é possível conferir o extrato.
É possível também conferir pela internet. Basta acessar o site da Caixa tendo em mãos o número do NIS (PIS/Pasep), disponível na carteira de trabalho. É necessário cadastrar uma senha ou pode ser usada a senha Cidadão. Há a possibilidade de recuperar senha, mas precisa do NIS. São mostrados os dados cadastrais e o lançamento feito nos últimos seis meses.
Preencha o campo NIS e a senha ou clique em cadastrar senha, caso não tenha uma (depois de cadastrar a senha, refaça o procedimento). Em seguida abrirá a tela seguinte:
Ao clicar em extrato, aparecerão as informações:
É possível também consultar o saldo pelo email. Ao entrar no site da Caixa, informando o PIS/Pasep e a senha. Ao abrir a página precisa escolher a opção para receber email com as informações da conta vinculada ao FGTS.
No mesmo local, é possível também escolher a opção para receber informações via celular. O trabalhador precisa cadastrar o número do telefone, com DDD. As informações serão enviadas via SMS, no entanto, a Caixa deixará de mandar o saldo bimestral em papel. O saldo anual continuará sendo enviado impresso.
Está disponível também um aplicativo para smartphones. O download é gratuito. Em celulares Android download é feito no Google Play, no iOs na App Store e Windows pode ser baixado na Windows Store.
https://youtu.be/7eTQUQRDp60