Nesta semana a cúpula do Mercosul se reúne em Santa Fé na Argentina para reunião semestral. Representantes dos países do bloco, Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai debatem sobre vários assuntos. Entre os assuntos, pelo menos um deles interessa diretamente aos moradores da fronteira, o fim da cobrança de roaming internacional para os membros do bloco.
O acordo vai permitir que viajantes de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai usem os telefones celulares sem a cobrança de taxa adicional, como ocorre dentro da União Europeia (UE). A informação é do jornal La Nación, da Argentina.
O roaming internacional é um serviço prestado por operadoras de celular quando o cliente está fora do país de origem. As empresas têm preços e pacotes diferentes, dependendo do plano utilizado pelo usuário. O custo varia entre chamada de voz e utilização da internet.
Para passar a vigorar, após o anúncio, cada país deverá criar um projeto de lei estabelecendo a nova regra. No Brasil, a proposta deve passar pela Câmara dos deputados.